Água de piscina verde – Saiba o que fazer!
Hoje vamos falar a respeito de um dos problemas mais recorrentes no ramo de piscinas:
O que faz a água da piscina ficar verde?
Como tratar a água da piscina verde?
Como não deixar que a água da piscina fique esverdeada?
Escutamos dúvidas como essas diariamente e por mais simples que seja, as pessoas ainda tem dúvidas com relação ao aparecimento dessa tonalidade verde na água da piscina. Então vamos lá! Se quiser descobrir tudo sobre a água verde na piscina, basta continuar lendo…
Porque a água da piscina fica verde?
Muito se fala sobre o problema da água da piscina esverdeada, entretanto, pouca gente sabe realmente por que a piscina fica verde depois de uma chuva ou de um longo período sem tratamento… Esta tonalidade verde aparece na piscina devido ao crescimento desenfreado de uma espécie de micro organismos chamados “algas”. O crescimento de algas na piscina faz com que ela fique verde pois estes organismos microscópicos possuem “clorofila”, pigmento verde característico de seres vivos que realizam fotossíntese.
Porque não deixar a água da piscina verde?
Muitos perguntam o porquê de não deixarmos a piscina verde… É muito simples!
As algas em si não são prejudiciais ao ser humano. Entretanto, elas servem de alimento para determinados tipos de bactérias que, por sua vez, transmitem uma série de doenças para o ser humano.
Então se uma piscina está completamente verde, é grande a possibilidade de se encontrar nela, certos tipos de bactérias nocivas à saúde humana.
Como tratar da piscina verde?
Aqui chegamos talvez ao ponto mais importante do texto: como tratar da piscina verde?
Depois que a piscina ficou verde, o que devemos fazer é, basicamente, matar as algas que estão vivas na piscina e em seguida retirá-las da piscina. Mas como? Vamos lá…
Para matar as algas da piscina
1 O primeiro passo é regular a alcalinidade da piscina. Caso tenha alguma dúvida relacionada à alcalinidade, leia aqui nosso artigo sobre a alcalinidade da piscina.
2 O segundo passo é regular o pH da piscina. Caso tenha alguma dúvida com relação ao pH, leia aqui nosso artigo sobre pH da piscina.
3 Depois de regular a alcalinidade e o pH da piscina, realize um tratamento de choque na piscina adicionando 14 gramas de cloro para cada 1000 litros de água em sua piscina. Depois de adicionar esta quantidade de cloro, é interessante aguardar a ação do cloro por algum tempo e NÃO UTILIZAR A PISCINA!!!
4 O quarto passo para eliminar as algas da piscina vai depender da resposta da piscina frente à adição do cloro. Se o cloro foi suficiente para matar as algas, agora basta colocar o decantador, aguardar o período de 12 horas e aspirar o fundo da piscina drenando. Caso o cloro colocado no passo 3 não tenha sido suficiente para eliminar as algas, repetiremos a dose de cloro e aguardaremos mais um dia para então seguirmos para este passo 4!
Acontece, algumas poucas vezes, da infestação de algas ser resistente à ação do cloro. Para estes casos, utilizaremos um produto chamado “Algicida de Choque“. O algicida de choque é utilizado para os casos em que a infestação de algas se mostrar resistente ao cloro. Mas atenção: só utilize o algicida de choque caso o nível de cloro em sua piscina esteja menor que 1ppm, caso contrário poderá gerar manchas nas superfícies de sua piscina.
Como não deixar que a piscina fique verde
Pronto! Resolvemos o problema da água da piscina verde. Mas e agora? Como garantir que ela não voltará a ficar verde? Vamos lá…
As algas tem facilidade de desenvolvimento em piscinas com baixo nível de cloro e com pH e alcalinidade desajustados. Sendo assim, basta manter o pH sempre entre 7,4 e 7,6, a alcalinidade sempre entre 100 e 120ppm, e o cloro entre 1 e 3ppm. Nestas condições, dificilmente você verá sua piscina verde novamente!
É claro que, caso aconteça uma chuva torrencial, ou a piscina seja utilizada muito intensamente durante um determinado período, a possibilidade dela ficar verde ainda existe, mas, como dissemos, nestas situações o que acontece é a redução do nível de cloro! Então, resumindo: para não deixar que a piscina fique verde, basta manter os parâmetros sempre em ordem!
Adicionalmente, você pode utilizar um produto chamado “Algicida de Manutenção” – conhecido por atuar como um escudo contra o aparecimento de algas na piscina. Entretanto, assim como todos os outros produtos para piscinas: ele só funcionará caso os parâmetros estejam regulados corretamente!
Além do algicida de manutenção, atualmente existem outros métodos de desinfecção que facilitam a ação do cloro inibindo de maneira eficiente a eclosão de algas na piscina, impedindo assim que ela fique esverdeada. Existem equipamentos de desinfecção Ultra-Violeta, geradores de ozônio, ionizadores e uma série de outros dispositivos que podem facilitar a vida de quem limpa a piscina e não quer vê-la verde nunca mais. Já falamos inclusive dos dosadores de cloro, equipamentos que automatizam o processo de adição de cloro na piscina, facilitando assim o controle dos residuais de cloro! Recomendamos a leitura do nosso artigo onde falamos sobre os benefícios do dosador de cloro para a piscina.
Caso queira saber mais sobre como manter sua piscina sempre limpa e não deixar que ela fique verde jamais, entre em contato com a Raia 1 Piscinas! Estamos sempre prontos para atendê-lo e temos a experiência necessária para tratar de sua piscina verde e não deixar que ela fique assim nunca mais!
Grande abraço e até a próxima!
O MELHOR PREÇO DO MERCADO!
Precisando de uma empresa para cuidar de sua piscina?!
Fone: 31 3421-7619 | Whatsapp: 31 9.9791-1564
Entre em contato e teremos o enorme prazer em atendê-lo.